BLOG INFORMATIVO CLARANÃ - NOTÍCIAS E OPINIÃO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SIPAÚBA NA CAMPANHA DO DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Neste dia 26 de maio de 2011 houve campanha contra a exploração e o abuso sexual  de crianças e adolescentes na praça local e ruas da vila Sipaúba distrito de Claranã em Bodocó, envolvendo as pessoas da comunidade e escola fazendo explanação do tema através de palestras, apresentações teatrais e outras chamando a atenção da comunidade para esse problema que aflige muitas famílias onde os mais prejudicados são as crianças e adolescentes.

A data de 18 de maio foi estabelecida em 2000, pela Lei Federal nº 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo mobilizar a sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil. A participação da população é fundamental para que este crime seja denunciado e punido, mas principalmente para que o jovem tenha sua sexualidade respeitada. Saiba como denunciar no site da ABRAPIA ou  ligue para 0800 990500 ou para o número 100

Como surgiu o 18 de maio:

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Aracelli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. O crime ainda causa indignação e revolta. Para lembramos sempre o Caso Aracelli, o dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei no. 9.970, de 17 de maio de 2000, por iniciativa da então deputada Rita Camata (PMDB/ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.
A data foi criada para motivar a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Espera-se também estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento do problema.

Os jornalistas José Louzeiro e Carlos Alberto Luppi, que fizeram a cobertura do caso, transformaram a história em livros: • LOUZEIRO, José. Araceli, meu amor. Record: Rio de Janeiro, 1979, 2a. ed.) • LUPPI, Carlos Alberto. Aracelli: corrupção em sociedade. São Paulo: Alfa-Omega, 1979. Série História Imediata, nº3).

Fonte:http://www.ipas.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das Flores

Cálice - Chico Buarque

Milho aos pombos - Zé Geraldo

LUTAR E VENCER AS ADVERSIDADES NA VIDA

O QUE ESTÁ PROCURANDO? PESQUISE AQUI MATÉRIAS DO BLOG (DIGITE UMA FRASE SOBRE O ASSUNTO)

Carregando...