domingo, 23 de dezembro de 2012

PARAÍSO DAS ÁGUAS, MS, ELEGE 1º PREFEITO APÓS IMPASSE E EMANCIPAÇÃO

Nove vereadores começam 1ª legislatura no município em janeiro de 2013.
Falta de hospital e de sinal de celular estão entre principais problemas.

Fernando da Mata Do G1 MS

Entrada de Paraíso das Águas MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Município fica no nordeste do estado, entre Camapuã e Chapadão do Sul (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Paraíso das Águas, localizado a 280 quilômetros de Campo Grande, escolheu o primeiro prefeito nas eleições de domingo (7), após ser emancipado de Costa Rica, município vizinho distante 60 km. O vereador e pecuarista Ivan da Cruz Pereira (PMDB) – conhecido como Ivan Xixi – foi eleito com 81,18%, o que equivale a 2.265 votos válidos.

Arte Paraíso das Águas, MS (Foto: Arte: Glauber Laender)
 
(Veja a apuração completa para prefeito e vereador)

O desafio agora é melhorar a infraestrutura e os serviços do município, que tem população estimada de 5,2 mil habitantes. Segundo o prefeito eleito, Paraíso das Águas tem atualmente 95% das vias asfaltadas e com rede de drenagem, duas escolas públicas e um posto de saúde. Entre as deficiências, estão a falta de coleta e tratamento de esgoto, de um hospital e de comunicação por celular – sinal não chega à cidade por falta de antena nas proximidades.
Para o começo de sua gestão em 2013, Pereira estima que contará com orçamento anual de aproximadamente R$ 12 milhões. "Depois que tomarmos posse no dia 1º de janeiro, nós temos que ir atrás da documentação para tirar o CNPJ do município. A partir disso, vamos instalar o município para fazer os convênios e buscar os recursos", explicou.
Por enquanto, a prefeitura não possui uma sede e ainda não tem estrutura administrativa organizada. Um prédio em construção na entrada da cidade deve ser alugado para abrigar o Executivo e também os nove vereadores eleitos no domingo, de acordo com Ivan Xixi. A organização da administração deve ocorrer até o fim de 2012.

Prefeito eleito Ivan Xixi Paraíso das Águas MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Ivan Xixi não quer decepcionar eleitores durante
sua gestão (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
Com a casa em ordem, o profeito garante que vai lutar por vários anseios da população. “Nós vamos trabalhar principalmente para a construção do hospital 24 horas e pela instalação de uma antena de celular. O transporte escolar é um grande desafio também, precisamos de creches, de um cartório, queremos indústrias para gerar emprego e também melhorar as estradas rurais", afirmou.

Cobrança
 
Se depender da população, o novo prefeito vai trabalhar bastante. O comerciante Dorberto Marchetti, 51 anos, mora há três décadas na região e reclama da falta de vários serviços. "Aqui não tem creche, não tem hospital, casa dos idosos, várias outros serviços. É uma cidade que hoje tem que ser reconstruída em todas as áreas. Todas as estradas precisam ser recuperadas."
Mesmo com os problemas, o comerciante espera um futuro melhor. "Meu pedido para o prefeito é gerar emprego e trazer profissionalismo para a nossa cidade", afirmou.
O vendedor José Rosa, 50 anos, acredita que Paraíso das Águas está precisando de tudo. "Principalmente de investimentos em educação e saúde. Precisamos de um hospital o mais rápido possível. Vamos torcer que ele [prefeito] faça uma boa administração, porque estamos precisando muito", clamou.

Futura sede da prefeitura de Paraíso das Águas MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 
Futura sede da prefeitura de Paraíso das Águas
será alugada (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)
O construtor Antonio José Neves, 47 anos, disse que deu prazo de um ano e meio para o novo administrador começar a fazer as obras. "Desde o trabalho, a educação, a saúde, bons investimentos para cidade, tudo deve vir o mais rápido possível. O que o candidato eleito não trazer, nós vamos cobrar".
Expectativas que toda a população tem sobre o mandato do novo prefeito, que não quer decepcionar. "A responsabilidade é enorme, não posso errar, não tenho esse direito. Vamos fazer aquilo que a população merece, que é oferecer serviços de qualidade", disse Xixi.

O prefeito
 
Ivan Xixi nasceu em 19 de agosto de 1974 em Cassilândia (MS), mas mora desde criança em Paraíso das Águas. Casado e com dois filhos - uma menina e um menino -, está há 16 anos na vida pública. Em 1996, foi eleito vereador de Costa Rica e, este ano, está concluindo o quarto mandato.
O prefeito eleito brinca ao lembrar do apelido que surgiu ainda na época do ensino fundamental. "Quando eu tinha uns 11 anos, eu estudava em Costa Rica. Nessa época estava na 5ª série. Não fiz xixi quando voltei do intervalo para a sala e pedi para a professora deixar eu sair. Como ela não deixou, eu fiz xixi no latão de lixo que ficava atrás da porta", relatou.
Avenida Manoel Rodrigues da Cruz, a principal de Paraíso das Águas MS (Foto: Fernando da Mata/G1 MS) 

Avenida Manoel Rodrigues da Cruz, a principal da cidade (Foto: Fernando da Mata/G1 MS)

Emancipação

O município de Paraíso das Águas foi emancipado pelo governo estadual em 2003 após a realização de plebiscito em Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o ato foi aprovado por 96,34% dos eleitores.
Entretanto, o decreto de emancipação foi questionado judicialmente pela prefeitura de Água Clara, que alegava prejuízo na economia por conta da perda de território. O impasse durou até dezembro de 2009, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou válido o decreto estadual que dava autonomia a Paraíso.

As eleições chegaram a ser marcadas para março de 2010, mas foram suspensas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão determinou que a escolha do prefeito e dos vereadores fosse realizada nas eleições municipais de 2012.
O presidente do TRE-MS, Josué de Oliveira, disse que a preocupação agora é com a formação do município, pois a partir da eleição do prefeito e dos vereadores, começam as atividades de fato.
"A Câmara deve eleger seu presidente e a mesa diretora. Depois, é provável que os vereadores vão pensar na formação da lei orgânica municipal, que é a constituição do município. Por outro lado, o Executivo vai estruturar o seu trabalho, escolher os secretários e pensar também em um plano de cargos e carreiras para os funcionários que serão naturalmente escolhidos por concurso público", explicou o magistrado.
 Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: