sábado, 17 de outubro de 2009

SÓ QUEREMOS UM LUGAR MELHOR PARA NOSSAS FAMÍLIAS

PARA ONDE VAI O ESGOTO ORIUNDO DO SANEAMENTO DE SIPAÚBA?





Este é o Açude do Governo, localizado na Vila Sipaúba distrito de Bodocó. Toda essa água que poderia gerar renda está sendo desperdiçada. Moradores já tentaram cultivar as margens do açude, hortaliças como: coentro, cebola, alface, pimentão etc. porém foram repreendidos. Os moradores tem razão em ver toda essa água evaporar ano após ano em querer tirar proveito dela. Muitas famílias poderiam tirar seu sustento das margens desse açude através de irrigação de canteiros, como acontece em outras localidades. Está faltando visão e incentivo dos governantes municipais que ao invés de lotear canteiros com um sistema de irrigação local para facilitar a vida dos moradores, fazem o que não deveriam fazer como é o caso de parte do esgoto de Sipaúba que foi projetado para desembocar dentro do açude. Infelizmente o homem ainda não se deu conta da riqueza que é a água. Cientistas afirmam que a destruição do planeta por parte do homem é irreversível. Afirmam também que no ano de 2070, as grandes guerras acontecerão para conquistar e defender o bem mais precioso que é a água.
Os políticos que tem o poder de criar leis para proteger o meio ambiente, alguns, não se preocupam com as conseqüências de ações que resolve problemas, como é o caso do saneamento, porém, o meio ambiente foi penalizado. Alguns moradores retiram do açude a sua mistura, outros pescam por esporte tendo essa atividade como lazer. De qualquer forma o peixe vai direto para panela de alguém que além de saciar a fome ou desejo de se deliciar-se com um peixe, também contrairá algumas doenças transmitida pelo peixe que foi contaminado pela água. Outras pessoas que ali residem, tendo o açude como única área de lazer de Sipaúba, o procuram para tomar banho, tirar fotos, pois é uma paisagem muito bonita etc. já que com tanto esgoto acumulado nesta água, principalmente em época de chuvas tornou a água imprópria para o consumo humano. Tais moradores ao tomar banho podem ingerir essa água que causará dano a sua saúde.
O açude dos claranaenses precisa de cuidados e não servir de depósito de esgoto. Uma comunidade consciente não vai permitir que mais esgotos sejam colocados dentro do açude e exigirá providencias das autoridades competentes no sentido dos mesmos não ignorarem tamanha riqueza que é o referido açude e venham beneficiar a comunidade com uma lagoa de decantação e que os dejetos e coliformes fecais tomem outro destino que não seja dentro do açude, onde moradores retiram alimento, justificativa suficiente para que sejam tomadas as devidas providencias. É bom salientar que nem sempre as Chuvas são suficientes para atingir a capacidade máxima do açude e o mesmo não sangra, o que piora ainda mais a situação, todo esse esgoto fica acumulado. É certo que a água em grande quantidade naturalmente elimina certa quantidade de impurezas, no caso do açude, não é muito grande, porém em épocas de chuvas recebe uma grande quantidade de coliformes fecais e outras impurezas desproporcional a quantidade de água.
A constituição federal assegura à coletividade o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida. Isto quer dizer que o meio ambiente equilibra-se na correlação recíproca entre as espécies e o ambiente físico que ocupa. Sendo, pois, direito fundamental, exige-se a vedação de comportamentos lesivos à interação dos seres vivos com os elementos constitutivos do ambiente. Sem alongar-se, obviamente, em outros fatores essenciais a tal equilíbrio, como os climáticos ou biológicos, bem como os alusivos à contenção de ruídos ou à preservação do verde. Visualizados como valores básicos à sobrevivência humana, é dever da coletividade preservá-los, conscientizando-se de sua relevância à essencialidade para a vida humana, e incumbindo ao poder público a sua defesa, protegendo-os para que não sejam expostos a ataques ou a lesões efetivas.


Quando está sangrando
Por conta da natureza
O açude do governo
Esbanja muita beleza
O homem seu inimigo
Lhe judia e dá castigo
Com esgoto e impureza.
(Elismar Rodrigues)

MORADOR RELATA A PRECARIEDADE DA SAÚDE EM BODOCÓ


Meu nome é Erisvaldo Ferreira, estou indignado com a saúde de Bodocó, a meu ver esse serviço está passando por uma das piores crises que eu já tive conhecimento. Neste ano de 2009, procurei a Maternidade de Sipaúba, pois minha mulher se encontrava grávida e precisava de atendimento médico. Por já saber da precariedade em que se encontra a saúde de Bodocó, saí de casa às cinco horas da manhã, pois só saindo essa hora ou mais cedo para conseguir uma das poucas fichas disputadas para atender a comunidade. Já havia tentado outras vezes, mas por chegar muito tarde, cerca de seis da manhã, já não havia mais fichas disponíveis. Aí sabe como é né! se vira Mané!
O que me deixa mais indignado é que em épocas de eleições são vários políticos hipócritas batendo as nossas portas prometendo melhorias, e décadas após décadas continuemos na mesmice; sem médicos, sem hospitais, sem pronto socorro, sem ambulância etc. Políticos mentirosos, promessas e mais promessas enganando a população que na esperança de dias melhores delegam poder a certos políticos que esnobam a população oferecendo as piores das rações
Outro dia tive um acidente de moto no qual feri gravemente o joelho, apesar de Sipaúba ter 11.000 habitantes ainda não dispõe de um pronto socorro, por conta disso procurei a Sede Bodocó onde fui atendido na medida do possível já que, a meu ver, a saúde de Bodocó está precária. Dois dias após o acidente procurei a maternidade de Sipaúba para trocar os curativos, pois o ferimento se encontrava infeccionado. A dor era constante. Cheguei as 10:00hs na referida maternidade, no entanto a enfermeira de plantão preferiu assinar primeiro uns papéis que demorou mais ou menos uma hora. Não suportando a dor, resolvi procurar a sede pensando que iria encontrar um melhor atendimento, quando na verdade me deparei com atendimento igual ou pior do que o oferecido em Sipaúba. Somente as 15:00hs fui atendido, o pior ainda viria, o posto de atendimento estava desprovido de anestesia. O médico atendente perguntou se eu aguentava uns cinco minutos de dor intensiva, mais do que a que eu já estava sentindo, indagando se caso não aguentasse eu seria transferido para Ouricuri. Já vencido pelo cansaço e dor falei que sim, então praticamente fui amarrado como um animal enquanto o médico fazia uma mini cirurgia onde, em pleno século XXI tive que ser tratado como nos tempos das cavernas. Eu, Erisvaldo Ferreira Lima passei por este constrangimento em Bodocó neste ano de 2009. Tenho plena convicção que muitos outros claranaenses e feitorienses já passaram pela mesma situação e muitos outros irão sofrer por conta da defasagem da saúde e de maus funcionários , por conta disso, através do INFORMATIVO CLARANÃ peço as autoridades competentes que tomem providencias. Pelo menos tentar melhorar a saúde de Bodocó que se encontra em situação lastimável. Não podemos eleger prefeitos para sermos tratados como animais sem dono.
Por: Erisvaldo Ferreira Lima

SE VOCÊ MORA NO SEGUNDO OU TERCEIRO DISTRITO DE BODOCÓ E NÃO TEM VINCULO CONTRATUAL COM A PREFEITURA QUAL É A VANTAGEM DE VOCÊ SER MODEBA OU QUIZILA?


O Segundo e Terceiro Distrito apesar de serem maiores tanto em população, território e nº de votantes, estão desprovidos de vários serviços sociais como: ensino médio, postos policiais, ambulâncias, médicos plantonistas, saneamento básico e calçamentos na maioria das ruas, correios, cursos profissionalizantes para os jovens, inclusão digital, torre para celular, pavimentação da PE 560 que liga a Sede Bodocó a Serra do Brejo, matadouro, lagoa de decantação, água encanada para algumas ruas e localidades, qualificação para os professores etc. Alguns desses serviços não competem aos prefeitos, no entanto cabe ao líder municipal buscar recurso e alianças onde for necessário na tentativa de sanar os problemas do povo.
Aí cabe uma pergunta: Se você mora no Segundo ou Terceiro Distrito e não tem vinculo contratual com a prefeitura, qual a vantagem de ser modeba ou quizila se os políticos eleitos não estão nem aí para essas localidades a não ser em época de eleições para angariar votos? Reflita! Há quanto tempo estão abandonados?

ASSESSOR DO DEPUTADO JOÃO FERNANDO COUTINHO ESTEVE EM REUNIÃO COM MORADORES DA VILA SIPAÚBA




Neste dia 27 de setembro de 2009, estiveram em Sipaúba representantes do Deputado Estadual João Fernando Coutinho, objetivando fazer parceria com a Associação de Moradores do Segundo e Terceiro Distrito, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos habitantes. Nas suas palavras o assessor falou de vários serviços que o deputado pretende ajudar as comunidades como: Torre para celular, da necessidade da construção da pista que liga Bodocó a Serra do Brejo, do projeto Mãe Coruja leite para todos do Governo do Estado. Afirmou que o Deputado tem interesse em ajudar a associação, pois viu seriedade nas pessoas que formam o Movimento CPEC, pessoas que realmente estão tentando buscar melhoria de qualidade de vida para o coletivo.
O povo já entendeu que o Movimento CPEC não é oposição e sim situação de Claranã e comunidades vizinhas.
O INFORMATVO CLARANÂ está a disposição das comunidades para fazer cobranças e tudo que for para o bem do povo. É independente e informa com responsabilidade.



A SEDE BODOCÓ É DESPROPORCIONALMENTE LOCALIZADA PARA ATENDER TODO O MUNICÍPIO


Observando o atual mapa do Município de Bodocó, percebe-se que a sede está desproporcionalmente localizada dificultando assim a administração de dar uma melhor assistência a todo o município e para piorar ainda mais a situação dessas comunidades, os políticos eleitos pelo 2º e 3º Distrito na sua totalidade todos da sede Bodocó, tem resistido até os dias atuais de estruturar essas localidades com grandes obras sociais que venham a desenvolver essas Vilas e Povoados. Quem mora em Ne Camilo por exemplo, se quiser fazer o ensino médio em Bodocó terá que andar num pau-de-arara pelo menos 50km, em Feitoria aproximadamente 40km, em Cacimba Nova aproximadamente 30km e em Sipaúba e Jardim aproximadamente 15km até chegarem a sede único lugar em todo o Município que oferece o ensino médio. Em reunião na escola João Gomes de Souza, neste dia 18 de setembro de 2009, o então Secretario de Educação afirmou que a implantação do ensino médio não depende dos recursos do município, coisa que qualquer um sabe disso. Outra coisa que qualquer pessoa sabe também é que um município bem estruturado depende de quem o administra não importando de onde os recursos venham, se é do Estado, do Governo Federal ou do FMI, o que não pode é uma pessoa comum fazer um Ofício ou requerimento pedindo para que se implante o ensino médio em determinada localidade quando isso é função do líder municipal que se preocupa com todo o município e não só com a sede. Infelizmente no Município Bodocó para os prefeitos que por ali atuaram e atua só existe a sede, pois nos seus mais de 80 anos de emancipação política pouco fizeram pelas Vilas e Povoados, mesmo sendo o segundo e terceiro distrito a maior força de Bodocó em todos os aspectos.
Há dois anos nasceu em Sipaúba o MOVIMENTO CPEC (Comissão Pró-Emancipação de Claranã). Justamente por saberem que não é da competência do Município a implantação do ensino médio, fizeram no dia 15 de março de 2009 requerimento através da Associação de Moradores do Segundo e Terceiro Distrito de Bodocó, o qual foi entregue nas mãos do Governador Eduardo Enrique Accioly Campos, no mesmo relata a ausência de ensino médio e dificuldade dos alunos fazerem este curso nestas localidades. Na falta de iniciativa dos prefeitos, o MOVIMENTO juntamente com o vereador Antonio Filho, pediram que o Governador faça algo quanto a isso, já que os executivos nunca se preocuparam nesse sentido com as Vilas e Povoados de Bodocó. Aproveitando a oportunidade, também foi entregue outro requerimento pedindo posto policial.
O MOVIMENTO CPEC não é oposição, e sim situação de Claranã. É formado por pessoas sérias e por isso tem o apoio do Deputado João Fernando, parceria que contribuirá para o desenvolvimento das comunidades. (Cresce Claranã!).

CLARANÃ PODERÁ REALIZAR PLEBISCITO

Ao mesmo tempo que liberaram o plebiscito em Extrema (RO) acabaram liberando para todo Brasil, tanto é que o estado do Pará está fazendo um levante para tomar frente na emancipação de seus 32 distritos, já que conseguiram na justiça a instalação do município de Muji dos Campos. A maioria dos distritos emancipacionistas não se deram conta quando saiu a matéria em todos os jornais do Brasil. O plebiscito pode ser realizado, porém, para se constituir cidade terá que esperar a lei que regulamenta a criação de municípios. Isso poderá fazer com que o congresso decida votar o mais rápido possível a lei, já que a realização dos plebiscitos foi aprovada. A constituição brasileira (1988) prevê, em seu artigo 14, que "a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular". Pela atual constituição brasileira nem o referendo nem a iniciativa popular permitem aos cidadãos introduzir mudanças na Constituição, ou vetar leis ordinárias. Podem ocorrer mudanças constitucionais mediante plebiscito, contudo, só o Congresso pode convocá-lo (o Executivo pode, no máximo, enviar mensagem ao Parlamento propondo sua convocação, mas é o Legislativo que decide se convoca ou não).


PODERÁ SER INSTALADA TORRE DE CELULAR NO SEGUNDO DISTRITO DE BODOCÓ


Se você quer encontrar uma pessoa que mora em Sipaúba, Jardim e Sítios vizinhos através de uma ligação de celular, pode esquecer, pois mesmo com todos os avanços da telefonia, o Distrito Claranã é um dos no Estado onde não há serviço de telefonia celular eficiente. Logo mais, conforme indicação feita pelo Deputado Estadual e Primeiro Secretário João Fernando Coutinho, atendendo um pedido da comunidade e Movimento CPEC que fez abaixo assinado e relatório através da Associação identificando as principais necessidades, os moradores poderão desfrutar do benefício, pois a primeira torre de celular em Sipaúba poderá ser instalada.
Depois de tanto tempo esperando, muitos moradores ainda não acreditam que isso possa vir à acontecer. Os moradores se dividem quando o assunto é celular. Alguns acham um bem necessário, outros não fazem questão de ter o aparelho, mas em uma coisa a maioria concorda: “Como se pode viver sem um celular em pleno século XXI”?
De acordo com o Movimento CPEC desde o início da sua criação, um dos pedidos mais feitos pela população é a instalação de uma torre para que a utilização de aparelhos celulares fosse viabilizada. “Com certeza essa bendita torre, se instalada será muito bem reconhecida pelos habitantes que ali residem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não se compromete com a instalação em municípios onde o número de habitantes é inferior a 10 mil pessoas, o que não é o caso do Segundo Distrito que já conta com aproximadamente 11 mil, e aproximadamente 35 mil em todo município. É isso que o Movimento vem fazendo desde a sua criação, busca desenvolvimento para região, pois por morarem no segundo Distrito sabem dos anseios da população. Se implantada a torre beneficiará todo o município.
Justificativa
Sipaúba é um dos distritos do município de Bodocó, com aproximadamente 11,000 habitantes, que está com dificuldade na comunicação, tendo em vista que não possui acesso a Telefonia Móvel TIM. Atualmente os moradores deste Distrito se deslocam para cidades vizinhas onde existe sinal para poderem utilizar os serviços desta operadora; dificultando portanto, a vida de todos que diariamente necessitam de comunicar-se com rapidez, principalmente em situações emergenciais. Considerando que a ampliação de serviços de telefonia é uma das metas da TIM celular, e a instalação de torre é um dos investimentos da citada operadora, é que
apoiamos o pleito da população do Distrito de Sipaúba que tem sofrido com a ausência dos serviços que poderiam estar sendo oferecidos com a vinda da referida Torre, até porque, a prestação deste serviço estaria permitindo que mais um distrito do nosso Estado, estivesse sendo beneficiado e inserido na inclusão tecnológica. As reivindicações da população do referido Distrito é mais do que justa, pois a ausência do telefone móvel celular tem trazido dificuldade ao direito à comunicação, que é um dos fatores de grande relevância na formação da pessoa como ente social, principalmente se considerarmos que utilizando este meio de telecomunicação teremos acesso a informação mais rápida e fácil. Então, com o intuito de que o direito de comunicação seja garantido a todo cidadão, é que esperamos a vinda da Torre de Telefonia Móvel TIM Celular, acreditando que o mesmo seja um dos meios que possa ser utilizado para reduzir esta dificuldade. Além de solucionar este problema, entendemos que o referido pleito também contribuirá com o crescimento socioeconômico deste Distrito, tendo em vista que, haverá mais comunicação e consequentemente ocorrerá o aumento de usuários da TIM Celular. Diante do exposto, solicito aos meus ilustres pares a aprovação da presente Indicação.
Sala das Reuniões em 22 de setembro de 2009.
João Fernando Coutinho
Deputado