domingo, 21 de novembro de 2010

CONHEÇA UM POUCO SOBRE SIPAÚBA CLARANÃ-PE



Claranã é o Segundo Distrito do município de Bodocó -PE, formado pelas Vilas Sipaúba e Bom Jardim, sendo Sipaúba a sede desde 1990 através da Lei orgânica do município. Está localizado há treze quilômetros da sede do município que fica há 650 Km de Recife. Sua população é de  aproximadamente 11 mil habitantes. Sua economia é movida pelo cultivo de milho, feijão, mandioca, a pecuária reforça sua economia com a criação de caprinos e bovinos etc.. Este distrito já teve uma feira extraordinária onde era movimentado a maior parte da economia do município. Moradores de municípios visinhos se deslocavam para vender suas mercadorias na na vila de Sipaúba na certeza que o lucro era garantido.  A partir do ano de 1998 a mesma veio decaindo consecutivamente até chegar a decadência total. Hoje surge uma esperança de mudança com o esforço do Movimento CPEC (Comissão Pró-Emancipação de Claranã), que incansavelmente não desiste do sonho de um lugar melhor. Visite:http://informativoclarana.blogspot.com/ 



No distrito Claranã-PE, existe uma grande pedra  chamada Pedra do Claranã, da qual se originou-se o nome do distrito. A pedra tem uma altura elevada e com boa paisagem a mesma recebe muitos visitantes. Existem várias lendas sobre esta pedra: alguns moradores relatam que em alguns meses do ano são vistas luzes azuis sobrevoando-a.



No momento a população do segundo e terceiro distrito de Bodocó, Claranã e Feitoria, aguarda ansiosa a votação da PEC-13 (Proposta de Emenda Constitucional), a mesma tem como objetivo alterar os criterios de emancipações políticas podendo com isso reiniciar as emancipações pelo Brasil.

Sipaúba-Claranã-PE está passando por um processo de transformação. Antes, somente o executivo municipal era tido como intermediário quando o assunto era políticas públicas, hoje a CPEC, com sede na Vila Sipaúba conseguiu pela primeira vez que se tem conhecimento, em 86 anos de existência do 2º e 3º distritos de Bodocó, que deputados discutam na Assembléia Legislativa de Pernambuco, projetos, indicações e requerimentos voltados especificamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas abandonadas pelo poder público. Isso se deve a sinceridade de pessoas que formam a CPEC (Comissão Pró-Emancipação de Claranã) que lutam por um lugar melhor. A comissão, tendo como presidente, Elismar Rodrigues, vem fazendo o que pode, como: articulação de reuniões e contatos importantes que levaram a realização do Projeto de Lei Ordinária Nº 1159/2009 (Enviada p/Publicação) no dia 04 de agosto de 2009 pelo deputado Raimundo Pimentel. No momento o projeto se encontra na Comissão de Negócios Municipais em tramitação, aguardando que outros projetos de Leis se concretizem, os quais poderão dar condições de distritos voltarem a se emancipar no Brasil. 


O presidente assumiu a liderança da comissão no dia 28 de dezembro de 2008, eleito por aclamação na Associação de Moradores, sendo aprovado por unanimidade. Desde então vem fazendo o que é possível no que tange a assuntos direcionados a emancipação. Faz um excelente trabalho em termos de esclarecimento e conscientização da população do quanto é importante esse projeto. 



A Comissão CPEC sabedora que esse projeto não tem data prevista para vigorar buscou apoio no sentido de trazer desenvolvimento para estas localidades como postos policiais, torre para celular, ensino médio, segurança e outras políticas públicas necessárias e de fundamental importância para o bem estar dessas pessoas. Em reunião com João Fernando, 1º Secretário do Estado de Pernambuco, em julho de 2009, a comissão relatou das dificuldades e carência dessas políticas nessa região. Desde então, o mesmo se propôs a ajudar no que fosse possível, a prova do seu interesse é que no ano de 2009 e 2010 fez inúmeras indicações intercedendo pelo município de Bodocó, sinalizando dessa forma querer ajudar essas localidades. Projetos, requerimentos e indicações podem ser visualizados no site da Assembléia Legislativa de Pernambuco e no blog: http://informativoclarana.blogspot.com/. 



O presidente da CPEC vem acompanhando os processos de emancipações e projetos de Leis que tratam do assunto através da internet, contatos com outros movimentos emancipacionistas e da mídia, repassando mensalmente as informações para os leitores, deixando a população esclarecida e consciente desse processo através do Informativo Claranã.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom conhecer a Emancipação política de Clarana-PE , valeu pessoal gostei demais!