segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MORADORES PEDEM EMANCIPAÇÃO DE DISTRITO EM GOVERNADOR VALADARES



Os moradores de Chonin de Cima, pertencente ao município de Governador Valadares no Vale do Rio Doce, realizaram na sexta-feira (14) manifestação em defesa da emancipação política do distrito que, entre outras autoridades, contou com a presença do coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional deputado federal Dr.  Mário Heringer. Além do apelo popular, o movimento emancipalista conta com apoio de lideranças comunitárias, religiosas e políticas. A luta da comunidade de Chonin de Cima é fundamentada na PEC 52 (Proposta de Emenda à Constituição), que dá autonomia aos Estados para legislarem sobre a criação de novos municípios no Brasil.
Segundo o deputado Dr.  Mário Heringer, a PEC 52 pode ser votada a qualquer momento no Congresso Nacional e na prática devolverá aos deputados estaduais o poder de legislar sobre a criação das cidades. “A autonomia no tocante às emancipações foi retirada dos Estados por meio da Emenda Constitucional número 15, de 1996. A PEC 52 além de rever esta questão, fortalece o princípio do Pacto Federativo”, explicou à comunidade de Chonin de Cima.

O líder comunitário do distrito, Fábio Persi, aproveitou a manifestação para parabenizar os moradores da localidade quanto à mobilização em defesa da emancipação. Ele lembrou que continua até o dia 5 maio a campanha para completar o número de 2 mil eleitores aptos a votar nas eleições em Chonin de Cima. “Temos 1973 eleitores em situação regular, quando chegarmos a 2 mil poderemos iniciar um nova etapa na luta que é pedir à Justiça Eleitoral a realização de um plebiscito sobre a emancipação do nosso distrito”, lembrou.

O Tribunal Superior Eleitoral já autorizou a realização do plebiscito para emancipação do distrito de Extrema, no Estado de Rondônia. No Ceará mais de 45 pedidos estão em tramitação na Assembléia Legislativa. Em Minas Gerais existem pelo menos 94 distritos interessados no processo de emancipação.

De acordo com o líder comunitário, os moradores de Chonin de Cima acreditam que o distrito se tornando cidade, a qualidade de vida da população irá melhorar porque a saúde, a educação, e os investimentos nos demais setores serão destinados diretamente à localidade e poderão ser fiscalizados mais de perto. O movimento emancipalista de Chonin  de Cima também incentiva os moradores do distrito a ligar para o disque grátis da Câmara dos Deputados (0800-619 619) para pedir a aprovação da PEC 52, bem como enviar mensagens para todos os deputados federais.

2 comentários:

Anônimo disse...

DONISETE RAMIRO
Sou do Distrito de Poaia - município de santa Maria do Suaçuí - MG. Poaia tem a maior área territorial do municipio de Santa maria do Suaçuí quase 300 km2, um área bem maior do que a da sede do municipio. Somos o maior distrito em população (6500 habitantes) depois da sede. Já tivemos quase 15 mil habitantes nos tempos da mineração. Fomos passados pra trás na década de 60 quando nos tiraram a nossa emancipação e a desviaram para São José da Safira. Queremos agora tentar alcançar a nossa autonomia política que nos foi tirada. Isso foi uma injustiça. mostro aqui a minha indignação e o meu protesto. E agora ainda vem uma tal de Emenda numero 15 pra querer calar-nos os ideais de independência que em 1822 o Brsil teve que gritar. Ainda estão falando que o município mãe tem que vtar no plebiscito. Isso é como um pai ou uma mâe que quer tirar a liberdade de seu filho depois que este já completou 18 anos(idade emancpatória. Uma lei assim não pode ser aprovada.

Anônimo disse...

meu caro, em vez de voce ficar tentando emancipar a cidade, nossas criancas estao sendo assassinadas e nossa policia nao faz nada a respeito. por voce nao aproveita e luta pra trazer pelo menos 4 equipes de policiais para fazer uma escala de 12x36 e ocupar o posto policial que esta apodrecendo fechado.
um garoto foi morto essa noite com varios tiros na ptraca, e voce, onde estava?
nos aguardamos voce pra organizar um protesto em frente a prefeitura de Valadares, afim de trazer a policia pra cidade e seguranca para os moradores.
contamos com sua colaboracao